sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cientistas ao Palco de Bragança

Ante-estreia de dois dos espectáculos com e sobre cientistas, a serem preparados para a Noite Europeia dos Investigadores de Lisboa - a 25 de Setembro, no Anfiteatro ao Ar Livre da Gulbenkian.

TEATRO-FÓRUM

De que falamos quando falamos de cientistas? - Um espectáculo de teatro

A vida dos cientistas tal como ela é: como se começa a carreira de investigação, como é que se conjuga o trabalho com a família e amigos, ficar ou ir embora de Portugal, o que são os orientadores e o que fazer quando desorientam. O que são bolsas e empregos científicos? De que vivem, o que querem, de onde vêem e para onde vão?

Só vale a pena ser cientista se for para descobrir a cura definitiva do cancro, a vacina para o HIV ou ganhar o prémio Nobel?

Cientistas que se transformaram em actores para explicar tudo isto e mais, num espectáculo de teatro fórum que tenta responder à grande pergunta: Afinal, de que é que falamos quando falamos de cientistas?

O Teatro-Fórum contém dois momentos: primeiro há a apresentação do espectáculo, com vários momentos de conflito entre personagens, e depois é pedida a intervenção do público em palco para substituir actores e propor uma resolução do(s) problema(s) apresentado(s).

Ficha técnica

Actores: Américo Duarte, Ana Castro, Ana Osório Oliveira, Andrea Santos, Ângela Crespo, Catarina Francisco, Catarina Silva, Cláudia Andrade, Cláudia Gaspar, Leonor Alves, Mariline Justo e Sónia Negrão

Autoria: David Marçal, Joana Lobo Antunes e Romeu Costa

Direcção: Joana Lobo Antunes e Romeu Costa

Encenação: Romeu Costa

Duração: 1h15

STAND-UP COMEDY

Sete cientistas das mais diversas áreas (excepto das que têm empregabilidade) fazem o espectáculo Cientistas de Pé. São abordados temas como o futebol, sexo, religião, o maior problema ambiental do mundo, mensagens para os extraterrestres, ciências leves, ciências duras e o papel dos homens na ciência (não necessariamente por esta ordem).

A comicidade é assegurada por uma série de rigorosos testes realizados em laboratório, pelo que o público nem precisa de se preocupar em rir. A duração do espectáculo é cerca de 50 minutos (mais encores).

Ficha técnica

Actores: Bruno Pinto, Cheila Almeida, Daniel Silva, João Damas, Sandra Mateus, Sofia Leite e Sofia Vaz

Direcção de Texto: David Marçal

Direcção de Actores: Romeu Costa

Duração: 1h

12 de Setembro
21h30

Teatro Municipal de Bragança

Praça Professor Cavaleiro Ferreira

5300-252 Bragança

Entrada: 2€
Telefone bilheteira: 273 302 744
e-mail bilheteira: bilheteira-teatro@cm-braganca.pt

Mais sobre os Cientistas ao Fórum: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10

Mais sobre os Cientistas de Pé: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8

1 comentário:

Anónimo disse...

É fabuloso como coisas interessantissimas acontecem sem qualque tipo de divulgação para fora da comunidade científica ou bloguista....parece-me que alguem se esquece de que o país em que realmente vivemos tem níveis de pobreza inacreditáveis, e consequentemente muito pouco acesso a canais tão priviligiados como a net ou os institutos de investigação e as universidades.
É uma pena, mas mesmo uma grande pena, que iniciativas como as que se divulgam neste blog não saiam para os jornais, televisões, etc, para que as pessoas possam tentar ir ver.
Façam o favor á comunidade de ajudar este país a crescer e a cultivar-se...era mesmo bom ...muito obrigado!!!!