terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coimbra - Nascer da Evolução

Nascer da Evolucao: espectáculo com a participação de Cientistas de Coimbra, que será apresentado no Museu da Ciência na próxima sexta feira, dia 25 - Noite Europeia dos Investigadores 2009.

Fica um excerto da participação dos investigadores no espectáculo:

Num mundo futurista, não muito distante, o criacionismo conseguiu impor-se como uma ciência legítima. Um investigador, religioso mas não fundamentalista, convencido de que o criacionismo não pode explicar fenómenos como o desenvolvimento de resistência a antibióticos pelas bactérias decide realizar uma experiência no seu próprio corpo. Apesar de muito doente atrai a atenção de vários investigadores, jornalistas e outros cidadãos, que são convidados a assistir à sua derradeira comunicação cientifica.

O Dr. João Honório é interpretado pelo actor Cláudio Silva. um actor profissional. Os restantes personagens são interpretados por 14 investigadores da Universidade de Coimbra. A participação dos investigadores no espectáculo faz-se através de videos que intercalam a acção ao vivo (interpretada pelo Cláudio Silva). Os videos com os investigadores são essenciais à narrativa.

Texto: André Levy | a partir de uma ideia de David Marçal| Encenação: Amândio Pinheiro | Interpretação: Cláudio Silva (Dr. João Honório) |Investigadores-actores: Adérito Araújo, Ana Luísa Cardoso, Ana Rita Álvaro, Alexandrina Ferreira Mendes,Carlos Fiolhais, Cláudia Cavadas, Elisabete Augusto, Elsa Henriques, Raquel Ferreira, Paulo Gama Mota, Sara Trabulo, Sónia Duarte, Teresa Girão, Teresa Rosete | Video: João Leal e José Pedro Magano | Cenografia: Maria Gonzaga e Museu Nacional da Ciência e da Técnica.

Sem comentários: