quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quem são os cientistas que fazem Teatro-Fórum (2)

Ana Castro (n. 1975)

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), doutorada em Linguística pela UNL e Université Paris 8, com uma tese sobre "possessivos em português", neste momento está a investigar aquisição da linguagem, em especial perturbações do desenvolvimento da linguagem na criança, no seu pós doutoramento enquanto ensina fonética e linguista a futuros terapeutas da fala.







A carreira de palco da Ana não nasceu agora: nos idos anos 80 entrou no musical Annie, andou em teatros no Centro Cultural de Benfica e sapateou até que os pés lhe doessem. Agora pantomima connosco. De resto viaja muito e adora cozinhar, o que já atrasou a sua entrada em aviões por trazer consigo uma farinha suspeita e um tabuleiro para moldar raviolis.





Ângela Crespo (n. 1986)

Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa (UL), está a acabar o mestrado sobre a influência do metabolismo do ferro e do cobre na doença de Alzheimer no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e Instituto Gulbenkian de Ciência. Mal acabem os espectáculos da Noite dos Investigadores segue para Coimbra onde vai integrar o programa doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina, no Centro de Neurociências e Biologia Celular.




Nos tempos livres pode ser vista a fazer teatro ou a dançar Hip Hop e Salsa. Dedica-se ainda à acção social e cultural desde há 10 anos, canta num coro em casamentos e baptizados, e já se deixou disso de dar explicações de matemática.






Catarina Silva (n. 1984)

Licenciada em Bioquímica, a fazer o doutoramento em bioquímica estrutural, trabalhando em determinação da estrutura de proteínas por cristalografia de raios-X no Instituto de Tecnologia Química e Biológica, UNL.








Fora do laboratório corre pelos paredões da marginal entre Lisboa e Cascais, veleja pelo Atlântico, escala umas rochas ou rema em competições com a camisola do Clube Naval de Lisboa - com a qual contamos ganhe em breve umas justas medalhas.









Cláudia Andrade (n. 1983)


Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, começou agora o doutoramento sobre a relação entre o ambiente físico hospitalar (aspectos da arquitectura, design e ambiente) e o bem-estar dos seus utilizadores, no ISCTE; mas de um modo geral interessa-se tudo o que tenha a ver com a relação pessoa -espaço envolvente.












Ficou no 2º lugar da Chuva de Estrelas infantil, com uma imitação quase perfeita das Spice Girls. Depois de deixar a girls band passou para o ginásio, caminhadas, exposições e cinema. Se não fosse psicóloga seria designer.







Cláudia Gaspar (n. 1974)

Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, Doutorada em Biologia pela Erasmus University Medical Center, na Holanda, faz agora o pós-doutoramento em Biologia. Cansada de 11 anos dedicados ao cancro colo-rectal, atirou-se agora de cabeça para a neurogénese no Instituto de Medicina Molecular.







Quando não ensaia podem descobri-la em qualquer actividade que inclua os seus amigos; praia, bar ou estendida num jardim. Adora animais e tem imensas saudades dos cavalos - um dia há de voltar à equitação. Será hoje?







Mariline Justo (n. 1984)

Licenciada em Psicologia, bolseira de investigação no reconhecimento de emoções e no desenvolvimento e redução do preconceito na infância, no ISCTE.

Depois de uma oficina de expressão dramática no secundário o bicho do palco infectou-a e anda a ver se se trata connosco. Para matar as saudades de Olhão passeia, lê e cozinha com os amigos.


Virgínia Marques (n. 1980)

Licenciada em Bioquímica, doutorada em Regulação Bioquímica. Começou este ano o pós-doutoramento sobre mecanismos de inflamação no Instituto Gulbenkian de Ciência.


















Para apanhar esta falsa grega é preciso correr, parada é que nunca está. A leitura é posta em dia nos transportes públicos, e nas poucas horas que está em casa em vez de usar o sofá aproveita para o mudar de sítio. Outra vez.









1ª parte de quem são os cientistas ao fórum

Sem comentários: