sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quem são os cientistas que fazem Teatro-Fórum (1)

Américo Duarte (n. 1980)

Licenciado em Química, a fazer o doutoramento em Bioquímica Estrutural e Funcional na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Dedica-se a clonar, exprimir e purificar proteínas para poder determinar a sua estrutura e assim contribuir para a compreensão mais profunda e adequada das suas funções biológicas.





Quando não está a trabalhar ou a fazer teatro pode ser encontrado no ginásio, a correr à beira mar, a montar a cavalo ou a nadar. Sentado só o apanham se estiver no cinema, teatro ou a ver concertos. De vez em quando sobe ao monte para apanhar e contar cavalos selvagens.






Ana Osório Oliveira (n. 1986)

Licenciada em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho, é agora bolseira de investigação na Unidade de Neurociências Celular e Molecular do Instituto de Medicina Molecular, da Universidade de Lisboa, onde está envolvida em projectos de estudo de alvos terapêuticos na doença de Parkinson em modelos animais.










Foi federada em patinagem artística durante mais de 12 anos, que ainda pratica sempre que apanha um ringue a jeito. Desde 2001 que se tem entregue às artes cénicas, como actriz na sua terra natal (Fafe), e também já experimentou dança contemporânea. Para além de passear gosta mesmo é de correr. E de mergulhar, muito.











Andrea Santos (n. 1977)

Licenciada em Engenharia Química, Doutorada em Química, dedica-se ao pós-doutoramento em Biofísica na FCT/UNL onde estuda as alterações na estrutura 3D de proteínas sujeitas a altas temperaturas, através da interacção da luz com a matéria, para compreender a estabilidade dessas mesmas proteínas que pertencem a bactérias que crescem em ambientes extremos.








Quando não trabalha ou ensaia está a tratar dos seus bichos. Dos cães e gatos, passando pelos passarinhos e peixes, não lhe escapam ao tratamento e às brincadeiras. Aproveita para passear e fotografar as coisas bonitas que encontra.






Catarina Francisco (n. 1982)

Licenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra, faz o doutoramento na Nokia Siemens Networks Portugal. Já desenvolveu software para um softswitch VoIP, e agora dedica-se ao encaminhamento dinâmico em redes IP/MPLS, para além da Business Intelligence. Ou seja, desenvolve melhores modos de encaminhar ou ligar pessoas através de áudio, vídeo e dados, para que consigamos comunicar através da internet.









Quando não trabalha não pára quieta; dança muito e de tudo, salsa, merengue, cha cha cha, kizomba, vai ao ginásio, alinha-se em patins, rema em canoas e kayaks, e nada até que os braços lhe doam. Também já gostou de dar música, entre o piano e o bandolim o seu coração balança.














Leonor Alves (n. 1975)

Licenciada em Química Aplicada, ramo de Biotecnologia(FCT/UNL), com mestrado em Controlo de Qualidade e Toxicologia dos Alimentos, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, neste momento tem uma bolsa de investigação na área do ambiente - está-se a especializar no controle da poluição nacional à força de catanadas.







Há mais de dez anos a atirar-se de corpo e alma para o palco, ou para o tapete para praticar Yoga. Viciada confessa em música, ouve e vasculha de tudo para escolher o que mais gosta, já andou a experimentar rodar pratos para pôr os outros a dançar. Designer amadora nas horas vagas.





Sónia Negrão (n. 1975)

Licenciada em Engenharia Agronómica, Doutorada em Biologia, faz o pós-doutoramento ainda e sempre sobre o arroz, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica, UNL, em Oeiras. Agora anda a ver como tirar o stress ao dito, parece que não gosta de crescer em terrenos com sal. Miraculosamente ainda não tem os olhos em bico.











Esta mulher gosta de tudo o que sejam actividades radicais: taekwondo, paint-ball, TT, escalada... podem sempre convidá-la, logo a seguir ao arroz do que mais gosta são de nódoas negras.







(continua)