E agora vocês devem estar a pensar...música ao vivo, será que vão actuar bandas conhecidas?... E eu respondo: Conhecidas não, mas muito importantes... porque são bandas de cientistas.
Desde Agosto que os nossos investigadores se juntaram para começar a ensaiar algumas músicas, sendo que também haverá uma Jam Session.
Os estilos de música a que podem assistir variam consoante o grupo. Vamos ter rock e funk, tango e música clássica e, claro, jazz.
No Porto vamos ter três bandas de cientistas e eu fui assistir ao ensaio de um dos grupos.
Aqui ficam as imagens:
Em Agosto, um ensaio por semana era suficiente para discutir os aspectos gerais, até porque quase todos os membros do grupo estavam de férias. “O que tocar? Quem canta? Quem toca o quê e em que parte da música?” foram algumas das questões aí resolvidas. Desde que chegou o mês da actuação, têm sido feitos dois ensaios semanais e as questões passaram a ser outras: “essa nota está certa? Há meio tom de diferença!”; “como ficaremos no palco?”; “não achas que isto fica melhor assim?”.
O local dos ensaios, um pequeno auditório no IBMC, permite que os músicos se encontrem facilmente no fim do dia de trabalho para preparar o “concerto”. No entanto, por razões pessoais e profissionais, nem sempre o grupo está totalmente reunido. Nada que não possa ser ultrapassado por cientistas responsáveis que se comprometem a praticar, arduamente, em casa ao som das músicas gravadas nos ensaios! O resultado? Vamos ouvir já no final desta semana!
Texto e fotos: Alexandra Matos (IBMC)
Sem comentários:
Enviar um comentário