sábado, 8 de agosto de 2009

Os cientistas ao palco no Sol

Um dos espectáculos que está a ser preparado com a participação de cientistas, como actores e argumentistas, é o "O Nascer da Evolução" que será apresentado no Museu da Ciência de Coimbra na Noite Europeia dos Investigadores - dia 25 de Setembro, para os mais distraídos.

Ideia original de David Marçal, desenvolvida com André Levy (ambos investigadores científicos), encenada por Amândio Pinheiro e protagonizada por Claudio Silva - tem a participação especial dos cientistas de Coimbra: Adérito Araújo, Ana Luísa Cardoso, Ana Rita Álvaro, Alexandrina Ferreira Mendes, Carlos Fiolhais, Cláudia Cavadas, Elisabete Augusto, Elsa Henriques, Raquel Ferreira, Paulo Gama Mota, Sara Trabulo, Sónia Duarte, Teresa Girão, Teresa Rosete.

Em entrevista ao Sol David Marçal explica do que se trata:

O espectáculo faz uma alusão implícita aos movimentos crescentes, especialmente nos EUA e felizmente ainda com uma expressão limitada em Portugal, que procuram fazer passar o Desenho Inteligente (a ideia de que a biodiversidade resulta de uma criação inteligente) como uma teoria científica. É também uma abordagem sobre a capacidade de as bactérias desenvolverem resistência aos antibióticos, e a importância da utilização responsável de antibióticos.

E como é que os cientistas dão a contracena ao actor Claudio Silva?

A personagem principal e único em palco é o Dr. João Honório, interpretado por Cláudio Silva, um médico e investigador que descobre um exemplo de evolução através das suas experiências com bactérias e cai em desgraça na comunidade científica por defender a teoria evolucionista. Através de vídeo podemos conhecer o que pensam do Dr. Honório e das suas ideias a família, os amigos, os vizinhos, os colegas de trabalho e de universidade através do corpo e voz dos cientistas de Coimbra.

A ler toda a reportagem aqui, mais novidades neste blog. E o espectáculo dia 25 de Setembro - no Museu da Ciência de Coimbra.

Sem comentários: