terça-feira, 7 de abril de 2009

Workshop Cientistas ao Palco - em Lisboa

Objectivos e público-alvo
Neste workshop os participantes irão experimentar jogos, exercícios e técnicas que visam desenvolver a sua criatividade, auto-confiança e espírito de equipa, bem como proporcionar o seu primeiro contacto com três técnicas teatrais distintas – teatro fórum, stand-up comedy e teatro do movimento.

O workshop será o ponto de partida para a criação de três grupos de trabalho, focalizados em cada uma das técnicas e orientados pelos respectivos formadores, tendo por objectivo a criação, ensaio e montagem (entre Maio e Julho de 2009, retomando em Setembro) de pequenos espectáculos/performances a ser apresentados na Noite dos Investigadores 2009 (25 de Setembro de 2009).

Assim, este workshop é especialmente dirigido a cientistas (no sentido lato, a investigadores de todas as áreas científicas – exactas, da vida, técnicas e tecnológicas, humanas, sociais e artísticas) que pretendam participar na Noite dos Investigadores 2009.


Informações Úteis
Os participantes poderão frequentar todos os módulos do workshop ou seleccionar aquele(s) que pretendem frequentar tendo em conta a posterior formação dos grupos de trabalho.
O workshop é gratuito, devendo a ficha de inscrição ser enviada até ao dia 16 de Abril para cientistasaopalco@gmail.com. (ficha disponível aqui)


Programa do workshop

Módulo 1 (18 e 19 de Abril) TEATRO FÓRUM
Formadores: Joana Lobo Antunes e Romeu Costa

18.Abril (Sábado)
Introdução ao teatro e ao uso do corpo no espaço Exercícios e jogos de mútuo conhecimento e de desinibição
O Teatro fórum
- A Árvore do Teatro do Oprimido
- O Teatro Essencial: Ser Humano é Ser Teatro
- Dramaturgia do Teatro Fórum

19.Abril (Domingo)
- Criação de uma peça
- Técnicas de improvisação em fóruns e interacção com o público
- Apresentação


Módulo 2 (25 de Abril) STAND UP COMEDY
Formadores: David Marçal e Romeu Costa

- O que é um texto de stand-up[1], referências e exemplos
- Técnicas de trabalho para monólogos/stand-up
- Apresentação de um monólogo/ stand-up

[1], Atenção: a oficina de stand up não é para dar formação em escrita de stand up. Isso faz-se já aqui: uma frase, uma frase, uma piada - e isto conclui a formação em escrita de stand up comedy! Parabéns! A oficina, e especialmente os ensaios, são para criar espectáculos originais de stand-up comedy com cientistas, com base nas suas vivências e perspectivas. É a mesma coisa que o stand up comedy normal só que sem aquela sensação de vergonha alheia.


Módulo 3 (26 de Abril) TEATRO DO GESTO
Formadores: Catarina Santana e Cláudia Andrade

O Corpo Poético – Laboratório de teatro do movimento
- Corpo, Espaço, Ritmo
- As linguagens do corpo e as linguagens do gesto
- A Dinâmica do Movimento
- A improvisação como base do trabalho de criação
- O jogo do actor


Notas:
O workshop decorre no horário das 10h às 18h com pausa para almoço das 13h às 14h30.
Os participantes deverão trazer roupa confortável (de desporto).
O local do workshop será posteriormente comunicado aos participantes inscritos.



Biografia dos Formadores
Catarina Santana, n.1976 Lisboa
Formada pela École Internationale de Théâtre Lassaad em Bruxelas, método Lecoq, começou a sua actividade teatral em 1994, no teatro universitário, onde se licenciou em engenharia do ambiente. De 1997 a 2004 fez parte do Grupo de Acção teatral A Barraca. Tem desenvolvido acções de formação em teatro do gesto e foi professora de interpretação da Operação Triunfo 2007. Em 2006, formou a companhia belga Les Ramon onde desenvolve regularmente trabalho de criação em teatro-circo. Actualmente trabalha como intérprete com a coreógrafa Olga Roriz e é cantora nos quartetos Ursoluso e Penicos de Prata.




Cláudia Andrade, n. 1979, Lisboa
Diplomada em Interpretação/Teatro do Gesto pela Escola Estudis de Teatre (Barcelona), trabalha como actriz desde 1993 em diversos projectos com o Teatro da Cornucópia, o Trigo Limpo teatro ACERT, Quarto Periodo-o-do-Prazer, o Teatro do Morcego, o Théâtre de la Mezzanine, a Compania La Puerta, Companhia Jordi Bertrán, Próxima Estação, entre outras. Desenvolveu diversas actividades pedagógicas, com o Serviço Educativo da Culturgest e o Centro de Pedagogia e Animação do CCB, tendo dirigido também várias acções de formação. Neste momento está a frequentar o Mestrado de Teatro e Comunidade na ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema).


David Marçal, n. 1976 Lisboa
Licenciado em Química, Doutorado em Bioquímica, actualmente bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia para divulgação e promoção da ciência. Jornalista de ciência no Público por um curto período de tempo, criativo das Produções Fictícias desde 2003, especialista em textos humorísticos que envolvam ciência que tem publicado regularmente no Inimigo Público, suplemento satírico do Jornal Público. Colaborou com o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa entre 2006 e 2007, como actor e criativo, na fixação e elaboração de textos.


Joana Lobo Antunes, n. 1973 Lisboa
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Química Orgânica, a terminar o doutoramento em Farmácia. Desde 2004 é professora de Biologia Celular I e II do curso de Farmácia, ULHT . Começou a sua formação artística em Teatro do Oprimido, tendo estudado Teatro Fórum com Augusto Boal, Julián Boal, Armindo Pinto e Gisella Mendoza. Fez parte do Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa entre 2006 e 2008 como actriz e criativa, em 2009 trabalhou em encenação na Sociedade de Instrução Guilherme Cossul.

Romeu Costa, n. 1979 Aveiro
Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa como Actor. Começou o seu trabalho profissional em 2000 com a companhia de teatro O Bando. Desde então tem trabalhado com vários encenadores entre os quais Bruno Bravo, Maria Emília Correia, João Brites, Madalena Vitorino, Nuno Pino Custódio, Luca Aprea, Miguel Seabra e Natália Luiza. Professor de Corpo/movimento na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e de Direcção de Actores na Escola Técnica de Imagem e Comunicação. Desde 2007 tem colaborado com o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa, como encenador, director de actores e formador.

Sem comentários: