quarta-feira, 1 de abril de 2009

O CORPO POÉTICO - laboratório de teatro do movimento

Pelo grupo de trabalho em Teatro do Movimento para a Noite dos Investigadores (Lisboa)

“Uma viagem tanto poética como prática que integra uma profunda curiosidade pela vida com a paixão pelo teatro.”

Os investigadores-actores irão explorar alguns dos princípios fundamentais das artes performativas pela observação e recriação do mundo em movimento, envolvendo um conhecimento mais profundo da dinâmica da vida pela utilização do corpo. Corpo este, completamente vivo a partir do qual é possível expressar uma visão criativa.

Estes princípios, aplicados a uma criação dramática, possibilitam aos investigadores-actores estabelecer elos entre a vida e a arte e assim recriar o mundo em cena não só como ele é mas como eles imaginam que é.

As experiências "hands on" e o mundo cientifico será levado a cena através do corpo, do movimento e do gesto.O conceito de Laboratório alarga-se ao nosso corpo... poderá também ele ser objecto de experiências?

Através de jogos, da improvisação, do jogo de personagem, de máscaras e do burlesco, iremos procurar criar sequências dramáticas. Os elementos, os materiais, as cores e as luzes serão algumas das dinâmicas que nos irão guiar nesta viagem poética através do corpo.

Serão abordadas as seguintes áreas de estudo:
- As qualidades dramáticas dos elementos e materiais;
- A dimensão poética das cores e luzes.

“Passas a tua vida através de uma gota de água e vês o mundo!”

- As paixões humanas e a sua representação no espaço;
- Emoções, comportamento e criação de personagens.

“O termo emoção significa etimologicamente: “colocar em movimento”. Na realidade, mimamos todos os dias o mundo que nos rodeia sem o saber. Quando amamos, instintivamente mimamos en nós o outro.”
in , Le Corps Poétique, Jacques Lecoq, Actes Sud-Papiers, 1997

Jogar e actuar são no teatro sinónimos e a improvisação é uma técnica teatral que permite conjugar ambas coisas, proporcionando experimentar com liberdade e imaginação e desenvolvendo as capacidades criativas e comunicativas. A exploração do espaço, a expressividade e plasticidade do corpo, movimento e ritmo são também trabalhadas através dos exercícios e jogos.

Esta abordagem irá passar por um período de formação e outro de improvisação e pesquisa até à escrita de sequências dramáticas. A apresentação pública dos resultados será feita na última sexta-feira do mês de Setembro, por ocasião da Researchers Night 2009 (RN09), nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.


METODOLOGIA DE TRABALHO

Criação de performances de teatro em torno de práticas ligadas à investigação em que a natureza do conflito dramático é tranversal e comum a todos – investigadores, performers e público em geral (por exemplo: uma mosca, uma comichão, uma sede, uma fome, uma paixão, um sonho...). Pretende-se levar à cena, e partilhar com o público, qualquer que seja a sua idade ou motivação, o instante presente, a emoção.

¨Performance curta (cerca de 6 min) em torno de uma experiência hands-on ou de um tema de investigação.

Solo, dueto ou trio de investigadores-actores que desenvolvem um número cómico e/ou poético tendo como pretexto uma experiência científica ou tema de investigação e que acompanham o público na sua descoberta de uma forma burlesca.

¨Cena colectiva de teatro do movimento.

Todos os investigadores-actores envolvidos neste projecto são convidados a juntar-se para criarem uma cena de colectivo que se apoia no movimento dos corpos em coro para retratar de forma humorística procedimentos quotidianos comuns a todos os investigadores.

Sem comentários: