sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cientistas ao Palco | Lisboa | Teatro do movimento



le corps poétique

Tout Bouge.
Tout évolue, progresse.
Tout se ricochette et se réverbère.
D'um point à autre, pas de ligne droite.
D'un port à un port, un voyage.
Tout bouge, moi aussi!
Le bonheur et le malheur, mais le heurt aussi.
Un point inéci, flou, confus, se dessine,
Point de convergences.
Tentation d'un point fixe,
Dans un calme de toutes les passions.
Point d'appui et point d'arrivée,
Dans ce qui n'a ni commencement ni fin.
Le nommer,
Le rendre vivant,
Lui donner autorité
Pour mieux comprendre ce qui bouge,
Pour mieux comprendre le Mouvement.

Jacques Lecoq
Belle-ile-en-Mer, août 1997


A análise dos movimentos do corpo humano e da natureza, das acções físicas na sua economia, é a base do trabalho de corpo deste laboratório. Assim, neste primeiro contacto com a análise do movimento, os actores-cientistas aprenderam um dos movimentos naturais da vida: a ondulação e os movimentos do mimo de acção: empurrar e puxar.

«A ondulação é o primeiro movimento do corpo humano, o de todas as locomoções. Na água, o peixe ondula para avançar. Na relva, a serpente ondula também. A criança, de gatas, também ondula e o homem, de pé, continua a ondular. Se observarmos as pessoas a sair do metro com uma camera, constatamos na análise dos seus movimentos que sobem e descem: seguem uma linha de ondulação. Toda a ondulação parte de um ponto de apoio para chegar ao ponto de aplicação. A ondulação toma apoio no chão e transmite progressivamente o esforço a todas as partes do corpo até ao ponto de aplicação. Esta ondulção encontra-se na bacia do homem que anda. A bacia arrasta o resto do corpo numa dupla ondulação natural: uma lateral como no tubarão e outra vertical como a do golfinho. A ondulação é o motor de todos os esforços físicos do corpo humano: "empurrar/ puxar" e "empurrar-se/ puxar-se".»

in, le Corps Poétique, Jacques Lecoq, Actes Sud-Papiers, 1997

Os cientistas do laboratório do teatro do movimento ensaiam às 2ªs e 4ªs Feiras das 19 às 22h, nas instalações do IMM (edifício Egas Moniz, campus do Hospital de Santa Maria), em Lisboa, de 6 de Maio até à grande noite de 25 de Setembro. Em Maio, os ensaios ocorrerão apenas às 4ªs Feiras. Exortamos todos os que participam neste laboratório a levantar âncora, porque a viagem já começou!

Sem comentários: