quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cientistas ao Palco de Coimbra

Os espectáculos Stupid Design e Nascer da Evolução voltam a subir a cena
Museu da Ciência de Coimbra
25 e 26 de Novembro
Entrada livre




STUPID DESIGN
Um conjunto excepcional de circunstâncias permite a um conferencista que habitualmente não é convidado para encontros científicos apresentar uma teoria alternativa à Evolução para explicar a biodiversidade. É também explicado para que é que servem os mamilos dos machos e os pêlos nas orelhas. Serão apresentadas evidências científicas, distribuídos cartões profissionais e será sorteado na presença de um representante do Governo Civil (ainda não confirmado) um fim-de-semana para casais no deserto do Negev (sujeito ao stock existente).
Trata-se de uma sátira às teorias do “desenho inteligente” (ou intelligent design) que procuram travestir o criacionismo como ciência O espectáculo procura demonstrar que não é o formalismo e a complexidade de linguagem que tornam uma teoria científica. A base da ciência é a prova.

Texto David Marçal\Encenação Amândio Pinheiro\Interpretação Carlos António \Figurinos Maria Gonzaga\Financiamento União Europeia, Programa Marie Curie\Apoios Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

NASCER DA EVOLUÇÃO
A acção decorre num mundo futurista não muito distante em que as teorias do criacionismo e do desenho inteligente prevaleceram sobre a Evolução, que é vista como uma teoria retrógada e obsoleta. Neste contexto, o médico e investigador João Honório acaba por descobrir através da sua prática clínica que as bactérias podem desenvolver resistência a antibióticos - o que é um exemplo de evolução. Cai em desgraça na comunidade científica e vê-se remetido ao seu corpo como último reduto para prosseguir os seus trabalhos de investigação.

O espectáculo faz uma alusão implícita aos movimentos crescentes, especialmente nos EUA (felizmente ainda com uma expressão limitada em Portugal) que procuram fazer passar o Desenho Inteligente (a ideia de que a biodiversidade resulta de uma criação inteligente) como uma teoria científica. É também uma abordagem sobre a capacidade de as bactérias desenvolverem resistência aos antibióticos, e a importância da utilização responsável de antibióticos.

O Dr. João Honório é interpretado pelo actor Cláudio Silva. Os restantes personagens são interpretados por 14 investigadores da Universidade de Coimbra, que participam no espectáculo através de vídeos que intercalam a acção ao vivo.


Texto André Levy\a partir de uma ideia de David Marçal\Encenação Amândio Pinheiro \Interpretação Cláudio Silva\Participação especial em vídeo dos investigadores Adérito Araújo, Ângelo Tomé, Ana Luísa Cardoso, Ana Rita Álvaro, Alexandrina Ferreira Mendes, Carlos Fiolhais, Cláudia Cavadas, Elisabete Augusto, Elsa Henriques, Raquel Ferreira, Paulo Gama Mota, Sara Trabulo, Sónia Duarte, Teresa Girão, Teresa Rosete\Vídeo João Leal e José Pedro Magano\Cenografia Maria Gonzaga e Museu Nacional da Ciência e da Técnica de Coimbra\Financiamento União Europeia, Programa Marie Curie\Apoios Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

SOBRE OS AUTORES
André Levy é um biólogo evolucionista e actor. David Marçal é bioquímico e autor de diversos textos de humor científico, publicados no Inimigo Público.


25 e 26 de Novembro

21h30 Stupid Design

22h30 Nascer da Evolução

Museu da Ciência

Laboratório Chimico

Largo Marquês do Pombal

Coimbra

ENTRADA LIVRE

Sem comentários: