quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Como foi o Cientistas ao Palco?


Em Lisboa, os jardins da Fundação Calouste de Gulbenkian encheram- -se de cientistas!





Fotografias: Pedro Silva

Veja mais fotografias no website do Cientistas ao Palco.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Noite dos Investigadores do Porto em fotos

A Noite dos Investigadores no Porto foi um sucesso.

Tivemos sempre pessoas interessadas em participar e ver as actividades que apresentamos.

Foi bom perceber que se interessaram pelo nosso evento e, particularmente, que gostaram.

Deixo aqui um slide com algumas fotos que dão a conhecer um pouco do que se passou na passada sexta-feira, junto à Reitoria da Universidade do Porto.





Obrigada a todos!!


Por: Alexandra Matos (IBMC)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Noite dos Investigadores em Lisboa

A plateia do anfiteatro ao ar livre da Gulbenkian esteve cheia a noite toda -muito obrigado a todos os que vieram e partilharam a experiência connosco




Até o palco teve espaço para mais espectadores, durante a interacção com o público do Teatro-Fórum






O grande final com todos os cientistas que subiram ao palco e os agradecimentos da coordenadora nacional, Ana Godinho

Os cientistas ao palco não vão ficar por aqui. Estejam atentos às novidades e à calendarização de espectáculos para breve

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

É hoje





Esperamos por vocês no Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cientistas ao Fórum - sobem ao palco de Lisboa às 21h15, 25 de Setembro











De que falamos quando falamos de cientistas?

A vida dos cientistas tal como ela é: como se começa a carreira de investigação, como é que se conjuga o trabalho com a família e amigos, ficar ou ir embora de Portugal, o que são os orientadores e o que fazer quando desorientam. O que são bolsas e empregos científicos? De que vivem, o que querem, de onde vêem e para onde vão?

Só vale a pena ser cientista se for para descobrir a cura definitiva do cancro, a vacina para o HIV ou ganhar o prémio Nobel?

Cientistas que se transformaram em actores para explicar tudo isto e mais, num espectáculo de teatro fórum que tenta responder à grande pergunta: Afinal, de que é que falamos quando falamos de cientistas?

O Teatro-Fórum contém dois momentos: primeiro há a apresentação do espectáculo, com vários momentos de conflito entre personagens, e depois é pedida a intervenção do público em palco para substituir actores e propor uma resolução do(s) problema(s) apresentado(s).

Américo Duarte, Ana Castro, Ana Oliveira, Andrea Santos, Ângela Crespo, Catarina Francisco, Catarina Silva, Cláudia Andrade, Claudia Gaspar, Leonor Alves, Luis Branco, Mariline Justo, Sónia Negrão e Virgínia Marques sobem ao palco dirigidas por Joana Lobo Antunes e Romeu Costa.


CIENTISTAS AO PALCO - LISBOA
15h00 Teatro Infantil - Grupo Champalimaud Neuroscience Program Anita no Mundo dos Cientistas
18h00 Laboratório de Teatro do Movimento Uma expressão das Emoções
21h00 Laboratório de Teatro do Movimento O nascimento do Homem
21h15 Teatro-Fórum De que falamos quando falamos de cientistas?
23h00 Laboratório Teatro do Movimento A viagem fantástica - do fracasso ao sucesso ida e volta
23h15 Cientistas de Pé Stand Up Comedy com cientistas e sobre ciência

Anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian
Av de Berna, 45-A
Lisboa
Metro:S. Sebastião (linha Azul)
Autocarros: 16, 718, 726, 742, 746, 56

Bandas de cientistas e Jam Session no Porto

Amanhã, depois das 22h as bandas de cientistas começam a actuar junto à Praça dos Leões, no Porto.

Ficam aqui fotos de um ensaio do grupo que vai tocar rock e funk composto por dois guitarristas, um baixista, um baterista, uma vocalista (e supostamente seria também um saxofonista, mas lesionou-se!!).



































Por: Alexandra Matos (IBMC)

Oficina de Teatro e Ciência no Porto

Amanhã, às 15h30 e às 17h30 vão decorrer as oficinas de Teatro e Ciência para o público infantil, na Praça dos Leões.


Tendo em conta o tema 'Outras formas de vida' os nossos investigadores vão receber os mais jovens e transmitir conhecimentos de forma divertida.


SINOPSE

Ambas as linguagens teatrais e científicas não são linguagens fechadas. Durante anos sofreram, e continuarão a sofrer de alterações que lhes permitem novos desenvolvimentos, alcançando assim novas formas de expressão e conteúdos. Através da junção destas duas linguagens em muitos pontos distintas, é um caminho positivo o encontro de ambas, com o objectivo de se relacionarem e encontrarem pontos em comum permitindo-se assim à expansão para novos horizontes de formas e conteúdos. Nesta oficina procuraremos precisamente esse encontro na fusão entre métodos científicos e métodos teatrais, e dos novos resultados que dai podem resultar.


Tiago Bôto | Coordenador



Por: Alexandra Matos (IBMC)


Para além dos cientistas em palco - durante todo o dia 25 de Setembro

Em qualquer uma das quatro cidades pode fazer speed dating com cientistas - aproveite a oportunidade para falar durante uns minutos com os protagonistas da descoberta científica em Portugal e perguntar-lhes tudo o que sempre quis saber sobre eles e tinha vergonha de perguntar.

Também pode pôr as mãos na massa e fazer por si mesmo experiências científicas, desde extracção de DNA a observações astronómicas, orientado por cientistas que o fazem no seu dia a dia. A ciência está mesmo por todo o lado.

No café ou bar pode encontrar cientistas que falam do seu trabalho: de tubarões e raias, passando pelo gelo quente e alterações climáticas, a ciência em que as empresas investem (e lucram!), às descobertas sobre a malária, atreva-se a vir conhecê-los.

Em Lisboa pode também ver documentários sobre a vida e obra de Darwin, comentados pelo comissário adjunto da fabulosa exposição de Darwin que esteve na Fundação Calouste Gulbenkian e que agora faz a sua digressão mundial antes de regressar a Portugal.

Na Noite portuense pode ainda ouvir música por cientistas até à meia noite e meia.

Com entrada gratuita para todas estas actividades, ainda haverá quem fique em casa?


Programa nacional aqui

Cientistas em Movimento - sobem ao palco de Lisboa dia 25 de Setembro


Deambulatório de criaturas grotescas e misteriosas inspiradas pelo universo dos laboratórios científicos e pela obra de Charles Darwin “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais”.


Do Big bang à dupla hélice, do paraíso à explosão da vida! Uma dança dos corpos que são água, que se acendem, se expandem, matam e amam revelando-nos as suas histórias… e a nossa também.


Um dia na vida da Dr.ª K.: o percurso de uma cientista desde que sai de casa para o laboratório até aterrar na próxima conferência. Tudo o que sempre quis saber sobre os sonhos e os medos de uma mulher cientista, contado no feminino.

Venha descobrir o Teatro do Movimento através do corpo dos cientistas que se fizeram actores, durante o dia ou à noite nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Ana Almeida, Ana Salomé, Ana Sofia Morgado, Filipa Moraes, Filipa Santana, Joana Graça, Joana Maia, Margarida Trindade, Maria João Oliveira, Marta Agostinho, Patrícia Pina, Paulo Cartaxana e Rita Fouto sobem ao palco de Lisboa dirigidas por Catarina Santana e Cláudia Andrade.


CIENTISTAS AO PALCO - LISBOA

15h00 Teatro Infantil - Grupo Champalimaud Neuroscience Program Anita no Mundo dos Cientistas
18h00 Laboratório de Teatro do Movimento Uma expressão das Emoções
21h00 Laboratório de Teatro do Movimento O nascimento do Homem
21h15 Teatro-Fórum De que falamos quando falamos de cientistas?
23h00 Laboratório Teatro do Movimento A viagem fantástica - do fracasso ao sucesso ida e volta
23h15 Cientistas de Pé Stand Up Comedy com cientistas e sobre ciência

Anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian
Av de Berna, 45-A
Lisboa
Metro:S. Sebastião (linha Azul)
Autocarros: 16, 718, 726, 742, 746, 56

Toda a programação de Lisboa aqui

Cientistas sobem ao Palco de Coimbra a partir das 19h00, 25 de Setembro



Ana Rufino, Ângelo Tomé, Elisabete Augusto, João Costa, Patrick Materatski, Raquel Ferreira, Sara Trabulo, Sónia Duarte, Susana Rosa, Teresa Girão sobem a palco com o Sr. de Chimpanzé, de Júlio Verne, dirigidos por Mário Montenegro.






Adérito Araújo, Angêlo Tomé, Ana Luísa Cardoso, Ana Rita Álvaro, Alexandrina Ferreira Mendes, Carlos Fiolhais, Cláudia Cavadas, Elisabete Augusto, Elsa Henriques, Raquel Ferreira, Paulo Gama Mota, Sara Trabulo, Sónia Duarte, Teresa Girão e Teresa Rosete também podem ser vistos no Nascer da Evolução, dirigidos por Amândio Pinheiro, a contracenar com o actor Claudio Silva no texto dos investigadores André Levy e David Marçal



O actor Carlos António, com encenação de Amândio Pinheiro, interpreta Stupid design - o texto do investigador David Marçal.

CIENTISTAS AO PALCO - COIMBRA
19h00 e 21h30 Stupid Design David Marçal
21h30 e 23h00 Sr. de Chimpazé, de Júlio Verne Teatro Marionet
21h30 e 23h00 Nascer da Evolução David Marçal e André Levy

Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
Coimbra

Todo o programa de Coimbra aqui

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cientistas de Pé - sobem ao palco de Lisboa às 23h15, 25 de Setembro









































Stand-up comedy com os Cientistas de Pé

Sete cientistas das mais diversas áreas (excepto das que têm empregabilidade) fazem o espectáculo Cientistas de Pé. São abordados temas como o futebol, sexo, religião, o maior problema ambiental do mundo, mensagens para os extraterrestres, ciências leves, ciências duras e o papel dos homens na ciência (não necessariamente por esta ordem).

A comicidade é assegurada por uma série de rigorosos testes realizados em laboratório, pelo que o público nem precisa de se preocupar em rir. A duração do espectáculo é cerca de 50 minutos (mais encores).

Bruno Pinto, Daniel Silva, Ivette Pacheco, João Damas, Sandra Mateus, Sofia Guedes Vaz e Sofia Leite sobem a palco dirigidos por David Marçal e Romeu Costa.


CIENTISTAS AO PALCO - LISBOA
14h30-20h00 Chapinstein – Cientistas aos Saltos Chapitô anima Cientistas ao Palco
15h00 Teatro Infantil - Grupo Champalimaud Neuroscience Program Anita no Mundo dos Cientistas
18h00 Laboratório de Teatro do Movimento Uma expressão das Emoções
21h00 Laboratório de Teatro do Movimento O nascimento do Homem
21h15 Teatro-Fórum De que falamos quando falamos de cientistas?
23h00 Laboratório Teatro do Movimento A viagem fantástica - do fracasso ao sucesso ida e volta
23h15 Cientistas de Pé Stand Up Comedy com cientistas e sobre ciência


Anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian
Av de Berna, 45-A
Lisboa
Metro:S. Sebastião (linha Azul)
Autocarros: 16, 718, 726, 742, 746, 56

Toda a programação de Lisboa aqui

Efeitos Secundários no Porto

Já estamos em contagem decrescente para o dia do espectáculo.

Através de fotos e de um vídeo apresentamos um pouco daquilo que será a peça de teatro "Efeitos Secundários".




O que é que estes óculos terão de especial?

E o que é que eles estarão a fazer?

Hum, parecem estar todos muito concentrados...

Os verdes estão a comentar sobre qualquer coisa...e os brancos estão a cuscar!!!
Para saberem do que se trata só precisam de aparecer na Praça dos Leões, na próxima sexta-feira dia 25, às 21 horas.


Algures, num lugar inóspito, um casal vive a sua vida normal, os afazeres diários. De repente uma noticia é transmitida pela rádio, algo de estranho acontece. A Terra foi o lugar escolhido por seres inteligentes de outras galáxias, para pesquisar acerca dos comportamentos humanos. Num manicómio dois seres extra-terrestres fazem-se passar por doentes da instituição para Investigarem o comportamento da Enfermeira, outros seres extra-terrestres surgem com intenções de pesquisarem sobre o comportamento humano, a Enfermeira torna-se o objecto de estudo central por estes dois grupos alienígenas. Num conjunto de quadros que pretendem teatralizar os passos de uma Investigação, as conclusões vão surgindo aliadas a uma confusão geral sobre "Quem é quem?!", será possível no final chegar a alguma conclusão?! Ou estamos a lidar com seres desconhecidos que na realidade são semelhantes a nós?

Daniel Pinheiro | Encenador


E aqui está o vídeo que nos permite desvendar um pouco desta divertida peça de teatro que os nossos investigadores prepararam para todos vocês.





Texto, fotos e vídeo: Alexandra Matos (IBMC)

Ensaios de música no Porto



Na próxima sexta-feira é a GRANDE NOITE... e no Porto vamos celebrar com música ao vivo.

E agora vocês devem estar a pensar...música ao vivo, será que vão actuar bandas conhecidas?... E eu respondo: Conhecidas não, mas muito importantes... porque são bandas de cientistas.

Desde Agosto que os nossos investigadores se juntaram para começar a ensaiar algumas músicas, sendo que também haverá uma Jam Session.

Os estilos de música a que podem assistir variam consoante o grupo. Vamos ter rock e funk, tango e música clássica e, claro, jazz.


No Porto vamos ter três bandas de cientistas e eu fui assistir ao ensaio de um dos grupos.
Aqui ficam as imagens:























































Em Agosto, um ensaio por semana era suficiente para discutir os aspectos gerais, até porque quase todos os membros do grupo estavam de férias. “O que tocar? Quem canta? Quem toca o quê e em que parte da música?” foram algumas das questões aí resolvidas. Desde que chegou o mês da actuação, têm sido feitos dois ensaios semanais e as questões passaram a ser outras: “essa nota está certa? Há meio tom de diferença!”; “como ficaremos no palco?”; “não achas que isto fica melhor assim?”.

O local dos ensaios, um pequeno auditório no IBMC, permite que os músicos se encontrem facilmente no fim do dia de trabalho para preparar o “concerto”. No entanto, por razões pessoais e profissionais, nem sempre o grupo está totalmente reunido. Nada que não possa ser ultrapassado por cientistas responsáveis que se comprometem a praticar, arduamente, em casa ao som das músicas gravadas nos ensaios! O resultado? Vamos ouvir já no final desta semana!

Sandra Carvalho, líder do grupo



Texto e fotos: Alexandra Matos (IBMC)

Sr. de Chimpanzé - Cientistas ao Palco em Coimbra


A Drª Van Carcass é a eminente directora de um museu zoológico. Por entre os animais empalhados que constituem o fabuloso acervo do seu museu dá uma atenção especial à sua filha Etamine, uma pequena jovem inocente, para a qual procura um marido.


Etamine está apaixonada por Isidore, um namorado que a Drª Van Carcass repudia. Para conseguir entrar no museu e aproximar-se da sua amada, Isidore encontra um estratagema invulgar: coloca-se na pele de um chimpanzé que Van Carcass aguardava no museu.



Mas Van Carcass tem um criado, Baptiste, também ele apaixonado pela bela Etamine, que seguirá todos os passos do chimpanzé.



Será que Isidore irá ser desmascarado?





Sr. de Chimpanzé é um dos espectáculos teatrais que poderão ser vistos esta sexta feira, dia 25 de Setembro, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra às 21h30 e 23h00. Os actores que nela entram são cientistas, dirigidos por Mário Montenegro.

Ficha Artística e Técnica
Texto: Júlio Verne
Elenco: Ana Rufino, Ângelo Tomé, Elisabete Augusto, João Costa, Patrick Materatski, Raquel Ferreira, Sara Trabulo, Sónia Duarte, Susana Rosa, Teresa Girão
Tradução e encenação: Mário Montenegro
Assistência de encenação e registo video: Alexandre Lemos
Figurinos e adereços: Joana Cardoso
Produção executiva: Marta Furtado
Fotografia: Pedro Coelho

Apoios: MAFIA- Federação Cultural de Coimbra, Ilídio Design

Agradecimentos: Projecto BUH!, O Teatrão